AMIZADE

Devemos manter por perto amigos que buscam tirar de nós o que temos de melhor, um bom amigo não inveja, não semeia discórdia, um bom amigo inspira, é leal, cuida e repreende com a verdade de Deus, em provérbios há muitos conselhos de como encontrá-los e mantê-los.

Encontramos na Bíblia, imagens que nos fazem refletir sobre amizade, como, entre Jônatas e DAVI, ou entre Rute e Noemi. Ao lermos esses textos da bíblia percebemos que Deus considera a amizade uma parte muito importante da vida. Deuteronômio 13 faz menção de um “amigo que te é como a tua alma”, isso é bem ilustrado na história de Davi e Jônatas (1Sm 18.1,3-4), que quer dizer, aquele que te é costurado com a sua alma ou aquele que é uma companhia dos pensamentos e sentimentos mais íntimos, aqui Deuteronômio usa a mesma expressão num contexto diferente, para nos alertar da importância de cultivarmos bons amigos.

Outra forma da Bíblia representar isso é o encontro face a face, forma usada para representar a amizade entre Deus e Moisés “face a face, como um homem fala ao seu amigo”(Êx 33.11). A imagem face a face implica numa conversa, partilhar confidências, consequentemente um encontro de mentes, objetivos e rumos. Um dos benefìcios desse encontro face a face é a compreensão elevada, provérbios destaca isso, “Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo” (Pv 27.17). Seja você o bom amigo que deseja ter, e nunca se esqueça, um bom amigo é Cristo.

*inspirado pelo livro ‘8 mulheres de fé’ (de Michael Haykin , cap.6 -Esther Edwards Burr sobre a amizade).


13 visualizações