FILHOS DE DAVI – SACERDOTES?

Estou cumprindo um programa de leitura em conjunto em nossa Igreja, servindo-nos da Nova Tradução da Bíblia na Linguagem de Hoje (NTLH). No texto separado para hoje, dia 20 de abril de 2020, encontrei a informação em 2 Samuel 8.18, de que os filhos do Rei Davi eram sacerdotes”. Surpreso, fui conferir no texto paralelo de 1 Crônicas 18.17, e ali encontrei outra informação. “Os filhos do rei Davi tinham as mais altas posições no seu serviço”. Isso seria mais real, pois só poderiam ser sacerdotes os descendentes de Arão, da tribo de Levi. E Davi era da Tribo de Judá.

Curioso, fui procurar para tentar descobrir de onde a NTLH teria tirado a palavra “sacerdote aplicada aos filhos de Davi). Minha primeira busca foi na Bíblia Hebraica, claro, em português. E ali fiquei novamente surpreso, pois, no texto de 2 Samuel, a informação é que os filhos de Davi eram “kohanin ou kohen”, palavra hebraica que significa sacerdotes. Na Bíblia hebraica, todavia, no texto paralelo de 1Crônicas 18.17, por outro lado, afirma-se que os filhos de Davi eram chefes dos arquivistas pessoais do Reino.

Isso trouxe um pouco de luz para mim. O texto de Samuel é mais antigo. O texto de Crônicas é mais recente. Ou seja, alguém pode ter usado a palavra kohen ou kohanin em Samuel e, bem mais tarde, o escritor de Crônicas teria traduzido pela palavra correta: “ministros ou chefes arquivistas”. Não poderiam, portanto, serem sacerdotes. Mas, por que, em Samuel se usa a palavra “kohanin”, que significa sacerdotes, se eles nunca poderiam ter exercido a função sacerdotal?

Agora era a hora de pesquisar os comentários. Digo isso para salientar a importância de apelarmos para estudiosos com procedência confirmada para nos ajudar na interpretação de textos difíceis. É muito perigoso descartarmos algum texto como muitos fazem, julgando-os inverídicos, ou procurarmos explicações de comentaristas que não tenham reconhecimentos dos verdadeiros cristãos, sejam em nossos dias ou sejam de dias passados. É importante, também, não ficarmos nos “achismos”.


Com certeza, o que acabamos de descobrir, outros já passaram séculos estudando.

Assim sendo, fui pesquisar em livros e não simplesmente na internet. Isso também é muito perigoso. Tudo ficou, então, um pouco mais fácil. Bastou examinar um comentário bíblico. A explicação é relativamente simples. Vejamos:

Antes da escolha da Tribo de Levi como a tribo sacerdotal, a palavra Kohen ou Kohanin era usada para os chefes tribais que exerciam, também, a função de sacerdotes. Quando o escriba do Livro de Samuel usou a palavra kohanin, ele estava usando no mesmo sentido antigo. Já estava em pleno vigor o sacerdócio exclusivo dos descendentes de Arão. Mas ainda se usava a expressão “kohanin” com o sentido antigo, de Líder tribal de grande importância. Quando o escriba do Livro de Crônicas, em tempos posteriores, vai descrever esse fato ele já tem o cuidado de substituir por outra palavra que tinha mais aplicação real e não provocaria entendimento dúbio.

Assim sendo, os filhos do Rei Davi, eram pessoas de muita importância no Reino, eram Chefes dos Arquivistas, eram Ministros do Rei, ou muita coisa além disso. Só não eram “sacerdotes”.

Uso essa crônica para salientar a importância de que todos tenham em mãos – especialmente os que gostam de estudar a Bíblia – um comentário bíblico que faça jus ao que se propõe realizar. Um comentário com explicações de cada versículo. Esta dificuldade não é de grande importância ou impacto.


Claro que não. Porém... há situações muito difíceis no estudo da Sagrada Escritura. Ajuda muito ter alguém para nos ajudar. Ok? Tenham todos uma semana abençoada. AMEM.

272 visualizações